O processo de fusão e aquisição na maioria das vezes é turbulento e em alguns casos a situação se transforma em puro caos, já que muitas coisas estão em jogo. Porém o sucesso nos negócios de uma fusão ou aquisição vai muito além do gerenciamento de recursos financeiros. A consultora sênior da Towers Perrin, Valéria Pimentel, em uma matéria especial para a Folha de S.Paulo, admite que " o desempenho do negócio é amplamente influenciado pelas pessoas de uma organização", por isso é essencial o envolvimento do RH em um cenário de fusões e aquisições. Além disso, Valéria destaca que " para alcançar bons resultados durante uma fusão ou aquisição, as empresas devem buscar no RH experiências e liderança em gerenciamento de mudança, integração de culturas, planejamento e execução de redimensionamento de equipes, retenção de talentos-chave, e avaliação dos pacotes de remuneração e benefícios". Em muitas empresas a àrea encarregada de se comunicar com o funcionário é o RH, porém é normal encontrar profissionais de comunicação atuando neste departamento, já que os comunicadores são os mais indicados e capacitados para entender, lidar e falar a linguagem dos funcionários. Fazer com que as pessoas estejam engajadas e motivadas para desempenhar suas tarefas são os grandes desafios. Para isso é necessário que todas as etapas de um plano de integração sejam seguidos. Valéria deixa algumas dicas para orientar os profissionais envolvidos nessa missão:
1-Executar a preparação pré-transação para assegurar que os recursos necessários estejam, disponíveis quando o alvo de aquisição for apresentado.
2- Identificar a estrutura e o comprometimento de recursos da equipe de fusões e aquisições do RH.
3- Detalhar as etapas do processo de fusão e aquisição destacando as àreas mais críticas.
4- Treinar a equipe que vai trabalhar na fusão ou aquisição, focando o entendimento do negócio.
5- Desenvolver um manual de fusão e aquisição personalizado, documentando claramente os pontos de conexão entre a função de RH e as outras àreas ao longo do processo.
Fonte: Folha de S.Paulo, 6 de setembro de 2009, caderno Classificados Negócios.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário