1- Prepare-se para o pior.
A pior coisa que pode acontecer nesses casos é ser demitido sem nenhum benefício. É melhor conseguir um bom pacote de benefícios caso perca seu emprego. É possível acordar um tipo de “seguro desemprego” por um ano.
Sabendo que suas finanças futuras podem ser incertas, avalie seus gastos e receitas. Se puder pagar todas as suas contas com os pagamentos da dispensa e tiver certeza que encontrará um novo emprego em um mês, você não precisa se descabelar.
Se não puder pagar suas contas com o valor das dispensa, precisa descobrir de quais delas consegue se livrar, tais como Internet sem fio, pacote premium de televisão a cabo, ou clube esportivo. Enfim, selecionar quais você precisa para viver e quais são dispensáveis. Caso tenha três carros, duas casas e um barco, poderá cortar gastos rapidamente. Não é necessário vender agora todas suas posses, mas deve fazer uma lista do que poderia vender se precisar de dinheiro no bolso.
Caso esteja procurando por trabalho, considere tentar algo novo. Se eu perder meu emprego, pode ser uma boa hora para arriscar algo novo. Eu, por exemplo, já pensei em ir para a área de vendas, mas não tive coragem suficiente para largar meu trabalho em TI. Obviamente, se já estivesse sem emprego, poderia ser um incentivo para dar uma chance. Também já pensei sobre iniciar uma companhia de serviços de TI. Quem sabe, se toda equipe for demitida comigo, podemos encontrar uma forma de fazer isso acontecer. Conheço um monte de gente que acabou fazendo algo completamente diferente depois de uma demissão e que acabou ainda mais feliz na nova atividade.
O melhor cenário se você quer manter seu emprego é ser promovido a líder de um novo grupo, ou o mesmo grupo, mas muito maior. Pense em como gerenciaria isso. Como estruturaria o novo time? Como seria o orçamento? Quais sistemas e aplicações você manteria?
Questione tudo, tal como: você está bem organizado? Deveria fundir com outros departamentos? Podo trabalhar fora da atual função? Tenha respostas para todas as questões. É uma aposta certa de que mais alguém está questionando tudo, então esteja com as respostas prontas.
Documente como você poderia poupar recursos, melhorar serviços ou prover valor. No meu caso, tenho arquivos de quando tentamos terceirizar a TI e descobrimos que somos 20% mais baratos. Além disso, calculei quanto dirigir a infra-estrutura de TI iria custar para escritórios de vários tamanhos, quantos escritórios serão necessários na companhia com a qual nos unimos e como seria a organização de TI nesse caso. Também calculei, com base na proposta que tinha do fornecedor, quanto a outra companhia está pagando pelos serviços.
Por último, garanta que suas responsabilidades na forma de poupar gastos e no novo modelo da organização estão claras. Você terá tempo para desdobrar seus planos, mas se não tiver mais ou menos tudo organizado na sua cabeça, pode trazer mais problemas para a organização do que ajudá-la. Se você garante que pode recriar a TI, mas o contrato com o fornecedor é de três ou mais anos, não conseguirá poupar 20%.
3- Prepare sua ascensão
No meu caso, sei que posso fazer com que a companhia poupe ao menos 20% em operações de TI. Essa é a minha isca: “Me deixem dirigir essa coisa, e eu mostrarei como gastar 20% menos”. Nesse caso, isso significa aproximadamente US$ 25 milhões por ano.
4- Faça com que seu time saiba que está preparado.
Estou entendendo que sua meta é manter o emprego. Se esse não é o caso, faça com que o time executivo saiba que você não vê problemas em deixar a companhia. Você não quer um executivo lutando por seu emprego se pretende apenas um bom pacote de demissão.
Por outro lado, se quer mais responsabilidades, agora é o momento de mencionar sua vontade. Apresente seus planos para a gerência de como poderia estruturar a nova organização e poupar os recursos da empresa combinada.
5- Atualize a documentação técnica.
Mesmo com o melhor plano, você pode não ter a chance de discuti-lo com o novo time de executivos. Talvez eles tenham tomado decisões antes disso. Enquanto você aguarda para ver o que virá, atualize servidores, a listas de senhas, processos e procedimentos, além de planos de recuperação pós desastre.
As pessoas se lembram de como você era quando trabalharam pra você, mesmo se foi apenas durante uma transição. De forma que, ao tomar medidas para preparar a nova organização para seu desafio, mostre que está preparado profissionalmente e aumenta suas chances de continuar na companhia.
6- Espere
Essa é sempre a parte mais difícil. Tente evitar as fofocas e especulações. Foque no trabalho. Obviamente, não dói fazer algum network enquanto espera pelo resultado da fusão ou aquisição, mas evite se jogar no primeiro emprego que surgir na sua frente. Muitas vezes as pessoas são promovidas durante aquisições e algumas ganham bônus de retenção por aceitar o risco de ficar na companhia em processo de mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário